Vai deixar a barba crescer? 5 dicas que você precisa saber.

Então você resolveu deixar a barba crescer ou está finalmente retomando aquele projeto barbudão.

Mas por onde começar a cultivar uma barba? Qual o melhor momento iniciar o uso de produtos específicos para barba? E quais deles você realmente precisa nas primeiras semanas?

Se você não fizer nada a barba vai crescer, fato. Mas certamente vai crescer ressecada, com fios espetando pra fora, arranhando ou incomodando demais.

É por isso que muitos aspirantes a barbudos acabam deixando o projeto de ter uma barba grande de lado.

Cuidar da barba e da pele do rosto é importante desde o primeiro dia e você não precisa de um arsenal de produtos pra isso. Na verdade cinco cuidados básicos pra quem tá começando:

1. Manter o rosto limpo

Ao contrário do que muitos podem pensar, o shampoo de barba não é feito pra ser usado só em barbas grandes.

Ele pode substituir o seu sabonete de rosto desde o primeiro dia que você resolver deixar a barba crescer.

Isso porque ele tem pH fisiológico - como da pele do seu rosto - e limpa sem remover a hidratação natural do rosto, coisa que shampoos convencionais de cabelo e a maioria dos sabonetes acabam fazendo. Por isso ele pode ser usado todos os dias sem problema.

Assim sua barba começa a crescer desde o início sem ressecar por conta da pele ressecada. Outra grande diferença do shampoo específico para barba é que ele tem um poder de hidratação maior, regulado para os fios mais grossos e rebeldes da barba.

2. Esfoliar duas vezes na semana

Pelos encravados são comuns quando a barba está começando a nascer. O pelo encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele. Daí a ponta se curva e ele penetra novamente pelo folículo, ficando por baixo pele.

Como ele é um corpo estranho ali dentro, o seu organismo tenta se livrar dele e produz uma reação inflamatória parecida com espinhas que podem coçar e doer. E na região da barba ele acaba sendo mais comum ainda já que os pelos são mais grossos e encaracolados.

Usar um esfoliante facial de duas a três vezes na semana é um jeito bem eficaz de prevenir os pelos encravados. O esfoliante remove as células mortas que se acumulam na pele e libera o caminho pro fio crescer livre.

3. Hidratar todos os dias

Com o rosto limpo e já seco é hora de hidratar com um balm de barba.

O Balm é um hidratante sem enxágue e refrescante feito com ingredientes naturais de origem vegetal.

Além de manter a pele do rosto e os fios da barba hidratados ele ajuda na renovação celular e ainda evita a coceira e irritação típicas de quando a barba está começando a crescer.

4. Aparar regularmente

Mesmo que o seu objetivo seja ter uma barba longa, apare a barba de vez em quando.

É que os fios crescem em velocidades diferentes uns dos outros e em pouco tempo você vai ter pelos da barba maiores que os outros apontando pra fora.

Aparar as pontas destes fios mais apressadinhos dá um aspecto mais uniforme para a barba e pode até aumentar a sensação de mais volume já que o formato fica mais compacto, sem fios desgrenhados.

5. Manter limpa a linha do pescoço

Isso ajuda a diminuir o incômodo da barba crescendo. Pra isso você tem gel de barbear que é transparente e sem espuma.

A lâmina desliza muito mais fácil e você vê exatamente onde aparar sem correr o risco de raspar demais onde não deve.

E você? Qual a dificuldade que você já teve pra deixar a barba crescer pela primeira vez? Alguma dúvida ou sugestão pra um novo vídeo? Manda ver nos comentários.

Proxima  → Página inicial